segunda-feira, 27 de junho de 2011

APRESENTAÇÃO

Os movimentos gravitacionais de massa são agravados pela urbanização intensa e pelas edificações construídas em encostas, alterando a paisagem urbana. Esses deslizamentos trazem como conseqüências: o bloqueio de vias de circulação, o soterramento de casas e, ainda, a ocorrência de vítimas fatais. Além disso, provocam diversos danos ambientais, modificando o meio urbano e com isso tornando a mesma mais vulnerável a novas ocorrências. 
     Os deslizamentos de encostas são as mais comuns e trágicas ocorrências enfrentadas
pela Defesa Civil. Estes movimentos de massa tem aumentado consideravelmente nas ultimas décadas, principalmente nos países subdesenvolvidos como o Brasil. As encostas constituem uma forma de relevo complexa, caracterizada por uma acentuada fragilidade natural, que sob a interferência humana pode sofrer a aceleração de processos erosivos e escorregamentos. A ocupação desordenada destes ambientes provoca a alteração da paisagem e coloca em risco a própria vida do homem.
     Alerta-se acerca dos riscos de movimentos devido a inadequada ocupação da encosta, enfatizando o problema da ação antrópica e suas conseqüências na incidência do movimento. A atuação dos fatores condicionantes e discutida e um levantamento do escorregamento em campo e apresentado, mostrando a geometria da superfície de ruptura. São realizadas analises dos fatores de segurança. Estes fatores foram obtidos para servir como uma referência para as condições da encosta na iminência e após o escorregamento.


Histórico dos Fatos

No início de marco de 2008, apos fortes e intensas chuvas surgiram trincas e rachaduras em algumas casas e no pavimento das ruas Edgard Carlos Pereira e Jose Ladeira, alem de desabamento parcial de uma moradia e evidencias de movimentação do solo no local. O risco de desabamento entre as referentes ruas era iminente.

Ainda em marco de 2008, o bairro Santa Tereza foi considerado o mais afetado por uma tempestade que caiu na cidade. Segundo dados fornecidos pela ESTACAO METEOROLOGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA o índice pluviométrico referente a este mesmo mês em 2008 foi de 327,7 mm, enquanto que a media esperada era de 198,13 mm. Técnicos da Defesa Civil e geólogos do Instituto de Criminalística realizaram vistorias no local e, posteriormente formularam laudos técnicos.

Denis Cosgrove



     Segundo Denis Cosgrove, nos mostra que estudar geografia nos revela as ligações entre sociedades humanas e ambientes, onde a paisagem através do levantamento e estudo de seus vários ramos  e seus  significados, e grande parte da geografia se mostra interesse em decodificá-la. E cabe ao geógrafo fazer uso de instrumentos para análises e levantamento de seu amplo campo de estudo. A geografia está em toda parte, feita por cada um de nós, que contribui efetivamente para o núcleo da educação humanista para melhor conhecimento e compreensão de nós mesmos e do mundo que compartilhamos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Movimentos gravitacionais de massa estudados pelo campo geografico

Corrida de Massa

                                                                   Escorregamento 

                                                                      Desmoronamento




Escorregamento Rotacionais

                                               Escorregamento Tranlacionais

                                                                   Rastejos



GPS topográfico

O GPS topográfico realiza um levantamento do perímetro de uma propriedade . Nesse caso, em cada ponto definidor do perímetro, o topógrafo fica estacionado alguns minutos e, durante esse tempo, o GPS coleta dados, os quais deverão ser posteriormente processados, para se obterem as coordenadas dos pontos de interesse. A precisão esperada no uso desse tipo de GPS pode variar de 20 a 50 cm.

ANÁLISE TÉCNICA DO ESCORREGAMENTO

A análise da estabilidade das duas seções foi realizada considerando os taludes como corpos bidimensionais, utilizando-se o método do equilíbrio-limite. Admitiram-se superfícies de deslizamento circular e critério de ruptura , em termos de tensões efetivas.
Como o levantamento com GPS topográfico da área em estudo foi realizado após a ruptura do talude, foi feita uma reconstituição da geometria original da encosta e do talude de corte antes da ruptura. Esta reconstituição consistiu em fazer um levantamento planialtimétrico da seção na extremidade da cunha de escorregamento e adotá-la como a geometria original da encosta. Assim ficou possível a realização de uma retro-análise da estabilidade da encosta do bairro Santa Tereza. Posteriormente identificou-se a cunha de ruptura nas seções elaboradas com base nos dados do levantamento planialtimétrico e dos boletins de sondagens.

Relatório de vistoria da Defesa Civil

Conforme pedido de solicitação de vistoria por parte dos moradores residentes na área do incidente no bairro Santa Tereza em Juiz de Fora – MG, foi encaminhado corpo técnico da Defesa Civil para análise da situação local de tal fato. Nessa análise foram relatados:

i) Vistorias diárias no local do incidente com acompanhamento da evolução do processo de instabilização da encosta;
ii) Surgimento de trincas, rachaduras e água no pavimento e muros de algumas
edificações;

iii) Interdição preventiva e posteriormente definitiva das edificações afetadas;

iv) Delimitação de uma área de risco, incluindo edificações afetadas e outras que, porventura, viessem a sofrer influência do escorregamento;

v) Aumento do nível d’ água e comprometimento estrutural progressivo das edificações na área de risco, além de abatimento do piso do passeio e pavimento;

vi) Acréscimos nas deformações estruturais das edificações e deslizamento de talude;

vii) Definição de ações de demolição das edificações estruturalmente comprometidas e obras de drenagem da encosta;

viii) Verificação informando que não havia vazamentos nas redes de água, esgoto e poços de visita.

Ressalta-se que o corpo técnico da Defesa Civil apenas fez acompanhamento da
evolução do fato e não emitiram conclusões.

Laudo Técnico e Relatório da Defesa Civil

Laudo Instituto Criminalística

Conforme requisição da 1ª Delegacia Distrital de Polícia Civil de Juiz de Fora – MG, os
geólogos peritos realizaram um levantamento técnico-pericial “in loco” na área do incidente
no bairro Santa Tereza em Juiz de Fora – MG, no qual apresentaram um laudo com os
seguintes relatos:
i) Surgimento de trincas nos pavimentos, calçadas e interior de algumas edificações;
ii) Movimentação de placas de concreto da calçada e, ainda, imóveis em processo de
tombamento e parcialmente desabados;
iii) Presença de água no sopé da encosta com aumento significativo do nível d’água;
iv) Dados sobre as redes de água e esgoto, não acusando vazamentos e nem falhas no
sistema;
v) Dados sobre as características geológicas da área do incidente em Boletins de
Sondagem;
vi) Ocorrência de movimentação da parte da encosta na forma de deslizamento de terra
rotacional ou cunha, com abatimento no topo e compressão do solo no sopé da encosta;
vii) Conclusão classificando o incidente em natural acelerado pela ação humana, comum
a morfologia do terreno da região vinculado com características geológicas, hidrológicas,
pedológicas relacionado a períodos de precipitações pluviométricas seguidas de estiagem.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Solos


Solo é um corpo tridimensional formado por processos físicos, químicos e biológicos, cujos agentes de formação são basicamente o clima, os fatores topográficos e a comunidade biótica e cujo material de origem é a rocha matriz subjacente, embora possa ser constituído por partículas provenientes de outras regiões, transportadas pela água, vento e/ou pelo gelo. A pedogênese ou formação é o resultado da interação de muitos processos, tanto geomorfológicos como pedológicos. Esses processos retratam uma variabilidade temporal e espacial significativa, sendo dessa forma importante abordar os solos como sistema dinâmico.






Em 1.877 Dokouchaiev, pioneiramente, estudou os solos da Rússia considerando a distinta existência dos horizontes desde a superfície até a atingir rocha, estabelecendo assim base da Pedologia. Essa ciência considera além da diferenciação morfológica vertical do solo, seus constituintes, sua gênese. Essa ciência, relativamente recente, contribui para o desenvolvimento de uma nação porque informa as características dos solos, que são indispensáveis para o racional planejamento do uso das terras na agronomia, geologia, geografia, geomorfologia, biologia e na ecologia.
A importância do estudo dos solos, se deve ao fato que a partir deste que o homem retira como produtos agropastoris a maior parte dos seus alimentos.


domingo, 12 de junho de 2011

Rachaduras e desmoronamentos

As rachaduras começam a aparecer e assustar os moradores do bairro. Logo em seguida acontecem alguns desmoronamentos afetando parte das casas,desta forma, deixando várias pessoas desabrigadas e em busca de soluções para o problema que atingia o bairro, começavam assim a viver um pesadelo que se arrasta até os dias atuais.